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2.º e 3.º Ciclo

  • 3,2,1... Ação

    Nesta atividade, os alunos utilizam a sua criatividade e outras competências para criar obras de arte em 3D sob a forma de filme de animação em stop motion.

  • A Vida de um Animal

    Nesta atividade propõem-se a criação de um e-book com base num tema sugerido (poderá ser outro: livros artísticos, livros de culinária, temas da vida escolar,... e mais!

  • A vida e obra de um pintor famoso a partir de um quadro

    A arte possui a sua importância como forma de interpretação dos sentimentos, das ideias, das ações e das manifestações do homem no mundo. Daí que seja importante conhecer alguns pintores famosos, que marcaram a sua época e marcaram tendências com os seus movimentos artísticos.

  • Cartoonistas em Ação

    Nesta atividade propõem-se que os alunos utilizem um software de edição digital de banda desenhada Creaza Cartoonists para que, entre outros, aprendam a usar o diálogo para expressarem de forma adequada as suas ideias.

  • Comidas Tipicas

    Nesta atividade, os alunos desenvolvem receitas tradicionais tendo como ponto de partida a tradição familiar e a cozinha caseira, assim como os pratos típicos da região. Posteriormente, as receitas são publicadas no blogue da turma.

  • Anúncio Promocional

    Nesta atividade a ideia é que os alunos criem um vídeo promocional de 30 segundos sobre qualquer assunto de que gostem.

  • Tiras de BD em Ciências

    Nesta atividade, os alunos lidam com os conceitos científicos envolvidos, em sequências de instruções práticas, recorrendo a uma ferramenta digital de banda desenhada.

  • Coleção de Imagens para Estudo da Zoologia

    É importante saber que a zoologia oferece todas as informações para que qualquer animal seja compreendido, informações úteis e necessárias para que se perceba a sua vivência, desde o ambiente em que vivem às características genéticas que podem ser dadas através do relacionamento com o mesmo.

  • Biblioteca Virtual

    Nesta atividade propõem-se a utilização do Google Livros para que os alunos possam adquirir algumas técnicas e desenvolver estratégias para organizar uma coleção de livros digitais de forma criativa e criteriosa.

  • Jogos Online (Matemática)

    Escolha um app (jogo) que pode ser utilizado na sua disciplina e organize as equipas. Geralmente este tipo de atividade é muito interativa e animada e todos aprendem. Ressalve que o app pode ser acedido (nos Smartphones) podendo assim criar e prepararem novos desafios.

  • Glog isso!

    Nesta atividade, sugere-se o uso de uma aplicação online (Glogster) para criar um blogue informativo. Pode, no entanto, vir a usá-la noutras atividades igualmente interessantes e motivadoras para os alunos, como por exemplo, na elaboração de cartazes, folhetos informativos ou instruções sobre “como fazer”.

  • Desvendando o Código QR

    Esta atividade aborda algumas maneiras de usar códigos QR na sala de aula. É uma forma de promover a literacia e pode ser uma boa estratégia para aproximar os alunos da Biblioteca Escolar.

  • Conhecer Monumentos do Município de Ponte de Lima com o Google Earth

    É importante conhecermos o património cultural da nossa terra e região, de modo a obtermos informações pertinentes sobre a comunidade local no passado. Partindo dessa identificação estaremos a criar o gosto pela preservação de uma memória coletiva, que convém perceber, admirar e preservar.

  • Conhecer o nosso país através da Meta-Busca

    Nesta atividade desafiamos os alunos a utilizarem um meta-motor de pesquisa (Dogpile ou similar) para descobrirem tradições singulares do nosso país, pesquisando de forma consciente e crítica os conteúdos disponibilizados na Internet.

  • Construções de Pequena Escala

    Nesta atividade propõem-se a utilização do software Tinkercad como um recurso de apoio à aprendizagem de conteúdos e conceitos do domínio da geometria, medida e design.

  • Planeando as Férias

    Nesta atividade os alunos consultam textos em formato digital para planear e elaborar um roteiro de férias num país diferente do seu.

  • Geo-Entrevista ONLINE

    Nesta atividade propõem-se uma abordagem que desafia os alunos a explorarem o ambiente natural e social, descobrindo semelhanças e diferenças entre regiões geográficas distintas.

  • Contemplar as Estrelas

    Nesta atividade propõem-se a utilização e exploração do software Google Sky como um recurso de apoio à aprendizagem de conteúdos e conceitos do domínio da astronomia e do no Nosso Sistema Solar.

  • Viagem ao Passado

    Uma das maiores dificuldades dos alunos no estudo e desenvolvimento de uma temática é a conjugação de diferentes fontes, sejam em suporte papel ou digitais. Investigar usando diferentes técnicas é indispensável para criar conhecimento e autonomia neste campo.

  • Toca a Pintar!

    Nesta atividade, os alunos expressam-se através de cores e padrões gráficos para pintar imagens sobre a história que leram.

  • Planetário

    Nesta atividade propõem-se a utilização da aplicação SkySafari - Astronomia App, um poderoso planetário, que coloca o universo na ponta dos dedos. Basta segurar o dispositivo no céu e localizar rapidamente planetas, constelações, satélites e milhões de estrelas e objetos celestes profundos.

  • Repórter por um Dia

    Esta atividade dá aos alunos a oportunidade de refletirem, de forma estruturada, sobre o seu quotidiano, permitindo-lhes desenvolver a consciência cronológica num contexto real e programar um dia. Têm também a oportunidade de avaliar as atividades do dia e partilhá-las com os que os rodeiam, através de um jornal online (blogue).

  • Vamos lá mostrar o que fizemos

    A divulgação de atividades, por exemplo através de vídeos, está cada vez mais na ordem do dia nas escolas. É, no entanto, ainda pouco frequente o envolvimento dos próprios alunos na sua construção. Esta atividade foi desenhada tendo por base esta necessidade. O objetivo é a construção de um vídeo que retrate uma atividade realizada na escola.