Passar para o Conteúdo Principal Top

logoedutec

P2030434_min

Glossário

Para que todos os dias se possam ler as últimas notícias do mundo da informática e da tecnologia é frequente a necessidade de traduzir e perceber o significado de alguns termos, expressões, ou até mesmo artigos do inglês para o português. 

O objetivo deste glossário é o de explicar o significado de alguns termos técnicos de informática e do mundo tecnológico, comummente usados no quotidiano desta realidade, permitindo assim, a sua tradução e a perceção da sua finalidade. 


 

Agregadores (Aggregators)

Um website que colige os cabeçalhos e destaques de outros websites. Pode ser a última notícia nacional ou internacional ou pode tratar-se de um tópico particular. Nalguns casos, estas informações são recolhidas manualmente pelo autor do website, noutros, são coligidas automaticamente por browsers.


 

Aprendizagem potenciada por tecnologia (Technology enhanced learning)

Expressão antiga para blended learning – quando a tecnologia é utilizada para complementar (e não para substituir) o ensino presencial.


 

Aprendizagem remota

Por vezes, esta expressão é utilizada como sinónimo de distance learning. Em outras situações, a expressão tem um sentido mais preciso e refere-se ao tipo de aprendizagem à distância (distance learning) em que o aluno está impossibilitado de poder beneficiar de aprendizagem presencial (face-to-face), sendo a tecnologia utilizada para recrear ou replicar, tanto quanto possível, a experiência presencial que o aluno está a perder. As escolas australianas de rádio do interior são exemplos recentes disto.


 

Audacity

Audacity é um editor e gravador digital audio disponível para Windows, Mac e Linux e licenciado com base numa GNU - General Public Licence.


 

Avatar

Uma representação pictoral em ecrã escolhida pelo utilizador para o representar (ou ao seu alter ego) e que pode ser bidimensional (exemplo, fóruns da internet) ou tridimensional (exemplo, Second Life). Palavra do sânscrito que significa, no hinduísmo, encarnação.


 

Barra de ferramentas (Toolbar)

Uma barra de ferramentas contém ícones dos comandos mais utilizados de uma aplicação. Está, geralmente, localizada no topo do software que se está a utilizar.


 

Blended Learning

Uma forma de e-Learning que combina aprendizagem baseada na web com formação presencial (face-to-face).


 

Blog

Abreviatura de weblog.


 

Blogger

Pessoa que escreve um blog.


 

Blogosfera

Metáfora para a comunidade de pessoas que escrevem blogs.


 

Blogroll

Lista de blogs num blog (geralmente, colocada na barra lateral do blog) que contém uma lista de recomendações, feita pelo blogger, de outros blogs.


 

Blog ware

Software para criação de blogs.


 

Bookmark

Localizações de páginas web (URL) armazenadas para rápida pesquisa. Todos os browsers web têm um dispositivo de bookmark no seu menu que permite aos utilizadores guardar, catalogar e gerir os endereços web preferidos no seu computador. Ver bookmarking.


 

Bookmarking

Processo de armazenamento de endereços de recursos online (websites) no browser pessoal.


 

Browser

Software instalado no computador que permite aceder e navegar a World Wide Web (exemplos: Mozilla Firefox, Internet Explorer, Safari).


 

CD-ROM

Abreviatura de Compact Disc Read Only Memory. Um CD-ROM é um disco óptico onde se arquiva informação utilizando um laser. Este processo de arquivamento é denominado “burn” (queimar).


 

Chat Room

Uma página web interactiva, na qual os utilizadores podem escrever mensagens de texto online, que podem ser vistas em tempo real por outras pessoas na sala de chat (ou seja, na mesma página). Habitualmente, as pessoas utilizam alcunhas (handles) para se identificarem, pelo que há um elevado grau de anonimato. A não ser que seja de acesso restrito, podem participar no mesmo espaço vários utilizadores em simultâneo. As salas de chat podem ser de acesso aberto ou restrito; algumas são gratuitas, outras são pagas. As salas de chat são como uma versão síncrona de um quadro de notícias (bulettin board) e são, geralmente, dedicadas a um grupo ou tema particulares.


 

CMYK

Significa Ciano, Magenta, Amarelo (yellow) e Preto (black), as cores das tintas utilizadas em impressoras. Sugere-se a utilização desta opção para impressões.


 

Conferência Web

As conferências na web são utilizadas para levar a cabo reuniões ou apresentações ao vivo, via internet. Numa conferência web, cada participante está sentado em frente ao seu computador e ligado aos outros participantes via internet. Pode tratar-se de uma aplicação descarregada em cada um dos computadores dos participantes ou uma aplicação baseada na web, em que os participantes apenas utilizam um URL (endereço de um website) para aceder à conferência.


 

Conteúdo aberto

Conteúdo publicado num formato que permite, a qualquer um, copiar e modificar a informação que contém. O conteúdo pode ser licenciado usando Creative Commons ou outra licença Copyleft.


 

Copyleft

As licenças de copyleft socorrem-se das leis de copyright (direitos de autor) para permitir a um autor que autorize outros utilizadores a reproduzir, adaptar e distribuir o seu trabalho, desde que as cópias e adaptações que daí resultem estejam sob o mesmo esquema de licença copyleft. É por esta razão que as licenças copyleft também são conhecidas por licenças recíprocas. As licenças GNU (General Public License) e Creative Commons ShareAlike são exemplos de licenças copyleft.


 

Creative Commons

Modelo de licença para conteúdo aberto. O detentor dos direitos de autor escolhe as permissões ou atribuições de que os outros utilizadores dispõem quanto a determinado conteúdo. Por outras palavras, com uma licença Creative Commons, é possível manter os direitos de autor, permitindo a outras pessoas copiar e distribuir o trabalho, desde que seja atribuído o devido crédito ao autor. Creative Commons é vista como a representante do movimento copyleft.


 

Dublin Core

Tendo como abreviatura DCM, o Dublin Core é um conjunto de 15 elementos standard de metadados para descrever recursos de aprendizagem online e materiais digitais como vídeo, som, imagem, texto e contéudo multimédia, integrados como as páginas web.


 

DVD

Abreviatura de Digital Versatile Disk ou Digital Video Disk. Trata-se de um disco para armazenamento de vídeo de alta qualidade, bem como de muitos outros tipos de dados.


 

E-Mail

Contracção de Electronic Mail ou programa para criar, enviar e receber e-mails via internet.


 

Emoticons

Faces pequenas com ampla variedade de expressões ou sequências curtas de caracteres que permitem expressar o humor e os sentimentos numa comunicação baseada na web. Por exemplo: :D ou :-) significam “sorriso” ou “felicidade”.


 

e-tecnologias

Sinónimo de Tecnologias de Informação e de Comunicação.


 

Ethernet

Ethernet é uma família de tecnologias informáticas de networking, frame-based, para redes locais (LAN's), e que são redes informáticas cobrindo uma área geográfica pequena, tal como um lar ou um escritório. Devido à ubiquidade da Ethernet, os sempre decrescentes custos do hardware necessário para a suportar e o reduzido espaço necessário, muitos fabricantes, actualmente, constroem a funcionalidade do cartão da Ethernet directamente nas motherboards dos computadores, tornando, assim, desnecessária a instalação de um cartão de rede separado.


 

Ferramenta (Tool)

Software que pode ser escolhido para atingir determinados objectivos. Pode ser acedida off line, online, descarregada ou incluída num Sistema de Gestão de Aprendizagem.


 

Firewall

Programa de segurança que impede o acesso não autorizado a uma rede de computadores ou o acesso, por utilizadores da rede, a certos websites.


 

Flash

Distribuído pela Adobe, Flash é uma plataforma multimédia que permite adicionar interactividade (como audio, vídeo e animação) a páginas web.


 

Flash-Player

Plug-in (extensão) que permite reproduzir ficheiros Flash.


 

Fórum

Um sinónimo de bulletin board.


 

FTP

Abreviatura de File Transfer Protocol. Trata-se de um software standard utilizado para transferir ficheiros entre computadores, via internet.


 

Funcionalidade

Tem a ver com o número, a variedade e o nível de tarefas que um programa pode desempenhar. Na ciência dos computadores, uma sub-rotina ou uma função são porções de código de um programa que executam tarefas específicas e são relativamente independentes do restante código.


 

GIF

O GIF (Graphics Interchange Format) é um formato de imagem bitmap introduzido pela CompuServe em 1987 e que tem tido, desde então e devido à sua portabilidade, ampla e alargada utilização na World Wide Web. O formato permite animações e uma paleta separada de 256 cores para cada frame. As limitações de cor fazem com que o formato GIF não seja adequado para reproduzir fotografias a cores e outras imagens com cor contínua. No entanto, é particularmente adequado para imagens mais simples, como gráficos e logos com áreas sólidas de cor.


 

Groupware 

Ver Software Colaborativo.


 

Handle (identificador)

Um pseudónimo utilizado em salas de chat e fóruns.


 

Homepage

A primeira página de um website.


 

HTML

Abreviatura de Hypertext Markup Language, que é o sistema de código da World Wide Web. HTML permite ao autor decidir como aparecem as páginas web no ecrã, o que pode variar em função do browser do utilizador final.


 

HTTP

Abreviatura de Hypertext Transfer Protocol. Forma como as páginas web são solicitadas e servidas a partir de servidores web. Visível no início de cada endereço web.


 

Hipertexto

Texto apresentado num computador com referências (hiperligações) a outro texto, que o leitor pode imediatamente seguir, clicando no rato ou utilizando uma sequência de teclas. Para além de texto corrido, o hipertexto pode conter tabelas, imagens e outras formas de apresentação de dados.


 

Internet

Rede que liga milhões de redes de computadores por todo o mundo, através de TCP/IP. A Internet evoluiu a partir do ARPANET, nos inícios dos anos 60 e 70. Os principais serviços utilizados na Internet são o e-mail e a World Wide Web.


 

Intranet

Rede privada de uma empresa ou organização que utiliza software e aplicações apenas para uso interno.


 

iPod

Reprodutor portátil de Media Player desenhado pela Apple em 2001.


 

JPEG

Acrónimo para Joint Photographic Experts Group. JPEG é um comum e conhecido método de compressão de imagens fotográficas. O grau de compressão pode ser ajustado de forma a que os utilizadores possam escolher o melhor equilíbrio possível entre tamanho e qualidade de imagem.


 

Keywords (palavras-chave)

Palavras utilizadas como ponto de referência/chave para encontrar outras palavras ou informação. Por exemplo, para encontrar um vídeo no YouTube sobre os ataques de 11 de Setembro, podem utilizar-se como palavras-chave: “Al Qaeda”, “World Trade Center”, “Twin Towers”, “Pentágono” e “ataque de avião”.


 

Media Player

A expressão Media Player tem dois significados: é um programa que grava, reproduz e edita gravações de audio e de vídeo no computador e um dispositivo móvel, como um iPod ou um MP3, que reproduz ficheiros audio e vídeo.


 

Métodos assíncronos

Métodos de ensino e de aprendizagem que utilizam recursos baseados na web e em e-learning e que são independentes do tempo ou da localização (e-mail, blog, DVD, wiki, etc). Expressão também utilizada para descrever uma abordagem de aprendizagem centrada no aluno e baseada em teorias construtivistas da aprendizagem.


 

Microblogging

Microblogging é uma forma de blogging em que o comprimento da mensagem a ser transmitida é severamente restringida pelo software – por exemplo, um máximo de 120-140 caracteres ou alguns segundos de vídeo ou audio. Os Microblogs podem ser de acesso restrito ou livre e transmitidos e recebidos com base em mensagens de texto, mensagens instantâneas, e-mail, audiodigital ou num website.


 

Motor de busca

Uma aplicação que suporta buscas na World Wide Web, com base em palavras-chave ou frases (exemplos, AltaVista, Google, Lycos, Yahoo).


 

MP3/Codificador MP3

Abreviatura de MPEG Layer 3. MP3 é um formato de codificação para compressão lossy de ficheiros audio, de forma a que possam ser reproduzidas com facilidade na internet ou num dispositivo portártil Media Player.


 

Nativo Digital

Geração nascida após a revolução digital e que não consegue conceber o mundo sem e-tecnologias. Expressão utilizada pela primeira vez por Marc Prensky (2001), no seu artigo “Digital Natives, Digital Immigrants”, e que pretende ser uma analogia com uma população indígena para quem a religião, a cultura e o folclore são naturais e inquestionáveis.


 

Network (rede)

Ligação de dois ou mais computadores.


 

Node

Computador ligado a uma rede (network).


 

Objeto de Aprendizagem (Learning Object)

No seu sentido mais lato, os objetos de aprendizagem (OA) são um conjunto de materiais ou recursos criados para um determinado contexto de ensino-aprendizagem, que podem ser reutilizados e potencialmente reconfigurados para outros objetivos de formação. Como tal, um objeto de aprendizagem pode ser um livro, um pedido de trabalho, um jogo, um podcast ou um vídeo. No entanto, quando falamos de objetos de aprendizagem referimo-nos, habitualmente, a OA digitais como vídeos, podcasts, histórias e cartoons digitais, páginas web, blogs e wikis. No inglês, a abreviatura é LO ou ainda DLO (quando se pretende tornar explícito que se trata de um objeto de aprendizagem digital). Um objeto de aprendizagem não é apenas uma “coisa”, mas antes uma nova forma de conceptualizar o processo de aprendizagem – em vez de “sequências de várias horas”, são proporcionadas unidades de aprendizagem mais pequenas, autónomas e reutilizáveis.


 

On line Learning

Uma forma de e-learning que utiliza técnicas baseadas na internet, como a World Wide Web, o e-mail, etc. Cobre uma ampla variedade de atividades de aprendizagem, desde aprendizagem auto-dirigida a cursos formais, passando por participação em eventos partilhados, como conferências online. Atualmente, é a tecnologia dominante de e-learning, tendo suplantado a utilização de CD ROMs e de DVDs.


 

Plug-ins (extensões)

Um programa de computador que interage com uma aplicação host de forma a proporcionar uma função específica; por exemplo, software de que um browser necessita para fazer correr certos elementos de uma página web, tal como Flash-Player, QuickTime, Schockwave, etc. Outros programadores podem criar plug-ins de forma a expandir as capacidades da aplicação host, a reduzir o tamanho da aplicação, de forma a que carregue mais rapidamente, ou a suportar funções que se antecipa como necessárias, mas ainda não desenvolvidas. Por vezes, os plug-ins são também utilizados para separar a aplicação do seu código-fonte, de forma a evitar problemas de licenciamento.


 

PNG

Abreviatura de Portable Network Graphics. Trata-se de um formato de gráfico similar ao GIF, que está destinado a substituir. Também guarda até 256 cores, ainda que com um melhor ritmo de compressão do que o do GIF e, contrariamente a este, permite sombras de transparência. Também contrariamente ao GIF, que depende de um código patenteado, o PNG é open source, sem requisitos ao nível de licenças.


 

Podcatcher

Software, como o iTunes, para descarregar, reproduzir e subscrever podcasts. A maioria dos softwares podcatcher conseguem aceder a um feed central na web que lista todos os ficheiros associados com um podcast em particular, identificar automaticamente e recolher novos ficheiros, quando estes estão disponíveis. Os ficheiros descarregam automaticamente e são, então, armazenados no computador do utilizador ou no iPod/MP3 para utilização offline.


 

Podcast

Ficheiro digital audio ou video, publicado ou disponível para download na World Wide Web. Tecnicamente, os ficheiros audio ou video a que se acede por download ou por streaming que não são sindicados não são considerados podcasts. Podcast é uma combinação de iPod e broadcast, ainda que possa ouvir um podcast no seu computador sem necessitar de um iPod ou um reprodutor mp3. Podcast é também análogo a broadcast, uma vez que descreve o conteúdo ou o método de syndication.


 

Podcasting

Processo de produzir e sindicar séries de podcasts na internet.


 

Post

Uma entrada de informação num blog.


 

Quadro interativo

Provavelmente, uma das mais conhecidas e-tecnologias. Trata-se de um quadro branco, com um projetor integrado, que é ligado a um computador. O projetor cria uma imagem do ecrã do computador e o utilizador controla o computador tocando no quadro com o dedo ou com uma caneta própria para o efeito.


 

QuickTime

Um plug-in Apple para Mac e Windows que permite a reprodução de ficheiros audio e vídeo.


 

Repositório

Biblioteca digital. O modelo de Referência de Bibliotecas Digitais DELOS define um repositório como: “uma organização, que pode ser virtual, que colige, gere e preserva, de forma compreensiva e a longo prazo, conteúdo digital rico, e oferece às suas comunidades de utilizadores funcionalidades específicas para esse conteúdo, de qualidade mensurável e de acordo com políticas codificadas”.


 

RGB

Significa Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul). Esta é o formato de cores para as imagens a serem visualizadas em ecrã de computador, pois são as únicas cores apresentadas.


 

RSS feed (alimentador de RSS)

Abreviatura de Really Simple Syndication. Um documento XML que informa quando os websites favoritos foram alterados, fornece as últimas actualizações e títulos, em conjunto com metadados relativos às datas de publicação e de autoria dos novos conteúdos. Alguns websites dispõem de um símbolo em que se clica se se pretender que seja adicionado ao feed (alimentador). De outra forma, pode adicionar-se o URL de qualquer website.


 

RSS Reader (leitor de RSS)

Sinónimo de leitor de feeds (feed reader). Software que verifica em websites subscritos e com RSS e que apresenta a informação actualizada que encontra. Podem ser baseados na web, no desktop ou num telemóvel.


 

Screencast

Também conhecido como captura de video do ecrã. Trata-se de um podcast vídeo feito a partir de filmagens gravadas do ecrã do computador. Tal como um screenshot é uma imagem do ecrã do utilizador, um screencast é um filme das mudanças que um utilizador observa no seu ecrã, podendo juntar-lhe um registo audio.


 

Second Life

Mundo virtual desenvolvido por Linden Lab e lançado em 23 de Junho de 2003, acessível via Internet. Um programa de cliente grátis denominado Second Life Viewer permite aos utilizadores, chamados Residentes, interagir entre si através de avatars. Os residentes podem explorar, encontrar outros residentes, socializar, participar em actividades individuais ou de grupo, criar e negociar propriedade virtual e serviços, ou viajar pelo mundo (a que os residentes se referem como sendo a grid). O Second Life destina-se a utilizadores com 18 ou mais anos, enquanto que o website Teen Second Life é para utilizadores mais jovens.


 

Sharealike

Uma das licenças Creative Commons que permite copiar, misturar (remix), distribuir e construir sobre o trabalho/conteúdo de alguém, mesmo para fins comerciais, desde que o autor tenha o crédito que merece e as novas criações se submetam às mesmas condições.


 

Shockwave Player

Plug-in que permite reproduzir conteúdo multimédia.


 

Síncrono

Métodos de ensino-aprendizagem que pemitem a um grupo de pessoas participar, ao mesmo tempo, numa situação de aprendizagem. Pode ser um grupo presencial, num mesmo lugar, ou um grupo disperso geograficamente, que participa através de tecnologias baseadas na web. Como exemplos, as conferências vídeo ou audio, as salas de chat, o Skype e o Second Life.


 

Sistema de Aprendizagem baseado em Computador (Computer-based Learning System)

Sistemas de aprendizagem a que apenas se acede através de um computador.


 

Sistema operativo

Um sistema operativo é um interface entre hardware e utilizador. É responsável pela gestão e coordenação de actividades e pela partilha dos limitados recursos do computador. O sistema operativo funciona como hospedeiro (host) das aplicações que correm na máquina. Como hospedeiro, um dos seus propósitos é o de gerir os detalhes de operação do hardware. Isto liberta os programas e aplicações da necessidade de terem de gerir esses detalhes e torna mais fácil escrever aplicações. Quase todos os computadores (portáteis, de secretária, super-computadores e mesmo consolas de jogos) utilizam um qualquer tipo de sistema operativo.


 

Skype

Uma aplicação de comunicação que permite utilizar o computador para, via internet, enviar mensagens instantâneas, transferir ficheiros, realizar video-conferências e chamadas telefónicas. As chamadas para outros utilizadores Skype são gratuitas, sendo apenas pagas as que se destinam a números fixos e móveis, sendo esse pagamento feito através da compra de créditos. O nome Skype é derivado da expressão Sky peer-to-peer (Céu entre pares).


 

Slideshare

Website para partilha de apresentações onde os utilizadores podem colocar, ver e partilhar ficheiros de apresentações como Powerpoint ou Keynote.


 

SMS

Abreviatura de Short Message Service (Serviços de mensagens curtas). Tecnologia que permite mensagens de texto entre telemóveis. Expressão também usada como sinónimo de mensagem de texto – mesmo quando uma diferente tecnologia é utilizada. 2,5 mil milhões de utilizadores fazem com que o SMS seja a aplicação de transferência de dados mais usada no mundo.


 

Software colaborativo

Um tipo de software social, também conhecido como groupware. Embora a tecnologia que está na base do software colaborativo seja, no essencial, a mesma da de qualquer outro software social, a expressão é habitualmente reservada para software concebido para suportar sistemas cooperativos de partilha de informação, utilizados por pessoas que trabalham numa mesma organização ou que estejam envolvidos numa tarefa comum (por exemplo, partilha de diários, de calendários, de wikis, etc). A distinção entre software social e colaborativo está menos nas ferramentas disponíveis e mais na utilidade que lhes é dada.


 

Software Comercial

Software pago, cuja utilização está condicionada por licenças.


 

Software Open Source

Software disponível gratuitamente, juntamente com o seu código-fonte, de forma a permitir que seja modificado e melhorado por qualquer pessoa. Tendo em conta que é grátis, é provável que não venha acompanhado de manual ou apoio on line e que seja distribuído com uma versão beta (que não se garante que esteja livre de bugs). O sofware evolui à medida que outros o utilizam e resolvem os problemas existentes.


 

Software Social

Aplicações baseadas na web que permitem aos utilizadores interagir e partilhar dados, assim como publicar os seus próprios conteúdos. Muitas destas aplicações têm características comuns, como API's abertos, design orientado para o serviço a prestar e a capacidade de se fazer o upload de dados e de contéudo multimédia. Os exemplos mais populares são Facebook, YouTube, eBay e Amazon.


 

Spam, spammers

As mensagens-resíduo não solicitadas. O mais frequentemente encontrado é o spam em e-mails, embora constitua igualmente um problema em grupos de notícias (newsgroups), motores de busca, blogs, wikis, publicidade online e fóruns. Aumenta os custos para os utilizadores individuais, uma vez que os fornecedores de serviço de internet têm de dispor de capacidade adicional para poderem lidar com spam que, estimadamente, corresponde a 90% de todo o tráfico. Os spammers são as pessoas que geram as mensagens spam.


 

Streaming

Um fluxo contínuo de dados, habitualmente audio ou vídeo, destinado ao utilizador final via Internet e reproduzido no computador ou no dispositivo portátil, à medida que a informação chega. Isto é diferente dos ficheiros audio e vídeo que são descarregados de um website, armazenados no computador e reproduzidos em qualquer momento, mesmo quando o computador não está ligado à internet. Os dados streamed podem ser ao vivo (síncrono) ou gravados (assíncrono), mas são disponibilizados em tempo real – ou seja, são recebidos ao mesmo tempo que estão a ser transmitidos. Assim sendo, se visitar, por exemplo, uma loja de música online, a amostra da música que está habitualmente disponível é streamed. No entanto, se decidir comprá-la, é descarregada. De forma a receber dados streamed, necessita de instalar no seu computador, por exemplo, iTunes, Flash ou Windows Media Player.


 

Tag

A expressão pode ser utilizada de duas formas. Um tag pode ser uma instrução HTML utilizada para marcar (mark up) num website e ainda um item de metadados para descrição de conteúdo. Num outro sentido, os tags são palavras-chave que permitem encontrar recursos na web através de pesquisa ou browsing. Os tags são escolhidos informalmente pelo criador do item e não são hierárquicos como as taxonomias. Se muitas pessoas colocarem tags em itens utilizando as mesmas palavras-chave, isso pode ser a base de uma folksonomia.  


 

Technorati

Motor de busca na internet para procura de blogs, assente num software open source.


 

TIC (ICT)

Abreviatura de Tecnologias de Informação e Comunicação. Um conjunto de tecnologias para recolher, armazenar, processar, analisar e transmitir informação. Também denominadas e-tecnologias.


 

Toolkit (kit de ferramentas)

Combinação pessoal de diferentes ferramentas.


 

Tweets

Mensagens enviadas no Twitter.


 

Twitter

Uma aplicação gratuita de microblogging que permite aos utilizadores enviar e receber posts – chamados tweets – com um máximo de 140 caracteres, através do website do Twitter ou de SMS. Os utilizadores podem limitar as suas mensagens a uma lista seleccionada de pessoas ou, em alternativa, permitir a qualquer um que os veja ou “siga”, assim como podem receber mensagens de outros utilizadores que pretendam “seguir”.


 

URI

Abreviatura de Uniform Resource Locator, o endereço global de documentos e outros recursos na World Wide Web. Em linguagem popular, um URL é também referido como um endereço na web.


 

URL

Abreviatura de Uniform Resource Locator. Especifica o endereço de um recurso na internet, podendo ser uma homepage, uma sub-page ou um website.


 

USB

Em tecnologia da informação, Universal Serial Bus (USB) é um standard de bus em série para conectar dispositivos, como ratos, modems e teclados, a um computador.


 

Videocast

Um podcast video, também conhecido como vodcast ou vidcast. No entanto, o termo podcast inclui vídeo e audio.


 

VLE

Abreviatura de Virtual Learning Environment (Ambiente Virtual de Aprendizagem) e sinónimo de Sistema de Gestão de Conteúdos de Aprendizagem.


 

Vlog, vlogging

Abreviatura de video blog. Um weblog que utiliza video como principal meio. Por vezes, chamado vidblog. Video blogging ou vlogging é o ato de construir um vidblog, assim como o nome do software que permite fazê-lo.


 

Voicethread

Software social baseado na web que facilita conversações digitais, em que as contribuições e respostas a um particular tópico ou thread podem ser feitas por um qualquer número de pessoas utilizando uma enorme variedade de formas: audio, vídeo, texto ou imagens. Pode ser utilizado síncrona ou assincronamente.


 

Web 2.0

Web 2 ou Web 2.0 (diz-se ‘web dois’ ou ‘web dois ponto zero) é uma expressão que designa uma segunda geração de utilizadores web, ativamente envolvidos na criação e publicação de conteúdo web, em vez de se assumirem como consumidores passivos, e que usam a web de forma interactiva para networking social. Implicitamente, a expressão também designa a tecnologia, em particular, o software social, que impulsiona e reflete a mudança em curso. O termo 2.0 visa mimar o modo como os programadores nomeiam novas versões de software. No entanto, a web 2.0 não tem a ver com um upgrade nas especificações técnicas da web; antes constitui uma metáfora que descreve as novas orientações seguidas por designers e utilizadores da web.


 

Web master

Também designado como arquiteto web ou administrador web, é alguém que gere ou administra um website. As responsabilidades de um web master podem variar entre monitorar tráfico, editar ou limpar spam, responder a comentários, atualizar conteúdos, desenvolver e manter o website, assegurar que o servidor web e o software estão a funcionar, etc. Trata-se de especialistas na utilização de HTML e de linguagens de script e podem ainda necessitar de configurar servidores web.


 

Web page (Página Web)

Documento ou recurso desenhado para a World Wide Web, que pode ser acedido através de um browser e visualizado num ecrã de computador. Geralmente, encontra-se escrito em HTML. As páginas web podem ser estáticas ou dinâmicas, ou seja, podem ser ficheiros permanentemente alojados num servidor ou o servidor pode construir o HTML para qualquer página que seja requerida pelo browser. Algumas páginas web são de acesso restrito, outras estão ao alcance de qualquer um, via World Wide Web.


 

Web Server (Servidor Web)

Computador ou software correndo num computador que disponibiliza páginas web a um cliente. Qualquer computador pode ser transformado num servidor web, através da instalação de software próprio e da sua ligação à internet.


 

Webcam (câmera web)

Dispositivos que permitem filmar eventos e apresentá-los ao vivo na web. São câmaras digitais integradas no computador ou conectadas por uma porta USB ou através de uma rede, via uma Ethernet ou Wi-Fi.


 

Weblog

Abreviado, habitualmente, para blog. Geralmente, um website onde indivíduos podem publicar e partilhar tudo o que desejarem com outros utilizadores. Muitos blogs proporcionam comentários ou notícias a propósito de assuntos particulares. Os blogs podem combinar texto e imagens, assim como incorporar ficheiros audio ou vídeo e hiperligações para websites e outros blogs. As entradas (posts) são apresentadas em ordem cronológica inversa.


 

Website

Um website é uma colecção de páginas web, imagens, vídeos ou outros recursos digitais que estão referidas com um nome de domínio comum (ou endereço IP) numa rede de protocolo de internet. E, geral, encontram-se interligadas. Cada website tem o seu URL.


 

Wi-Fi

Wi-Fi é uma marca comercial da Wi-Fi Alliance para produtos certificados baseados nos standards IEEE 802.11. Esta certificação garante interoperabilidade entre diferentes dispositivos sem fios. A expressão Wi-Fi é frequentemente utilizado pelo público como sinónimo de LAN sem fios (wireless LAN - WLAN), tendo em conta que se baseia em ondas de rádio para proporcionar ligações sem fios de rede e de internet, de alta velocidade. No entanto, nem todos os produtos sem fios LAN têm uma certificação Wi-Fi, o que pode ter a ver com os custos associados à certificação. Os sistemas Wi-Fi são suportados pela maioria dos sistemas operativos dos computadores, das consolas de jogos, dos portáteis, dos smart-phones, das impressoras e de outros periféricos.


 

Wiki

Um Wiki é um website que utiliza software wiki, permitindo a qualquer um editar, apagar ou modificar conteúdo que tenha sido colocado num website através de uma interface browser, o que inclui o trabalho de autores prévios. Os wikis são frequentemente utilizados para criar websites colaborativos e para promover e desenvolver websites de comunidades. A enciclopédia colaborativa Wikipedia é um dos mais conhecidos wikis.


 

World Wide Web

A World Wide Web (frequentemente referida como Web) é um sistema de documentos de hipertexto interligados a que se acede via internet. Com um browser web, consultam-se páginas web que podem contertexto, imagens, vídeos e outros elementos multimédia, assim como se navega entre eles, com base em hiperligações. Utilizando conceitos de anteriores sistemas de hipertexto, a World Wide Web começou em 1989 com o físico inglês Sir Tim Berners-Lee. A World Wide Web permitiu a disseminação de informação pela internet, com base num formato fácil de utilizar e flexível. Dessa forma, desempenhou um importante papel na utilização popular da internet.


 

XML

Abreviatura de eXtensible Markup Language. Trata-se de uma extensão para HTML e permite criar websites contendo interactividade de nível superior de complexidade. XML é uma especificação W3C.


 

XMP

Abreviatura de Extensible Metadata Platform, o standard da Adobe para o processamento e a introdução de metadados em vários formatos de ficheiros.


 

YouTube

YouTube é um website de partilha de vídeos, em que os utilizadores podem carregar e partilhar clips de vídeo, assim como visualizá-los no formato MPEG-4.


 

Fonte: http://taccle2.eu/wp/wp-content/uploads/2012/08/TACCLEportugees.pdf