Passar para o Conteúdo Principal Top

logoedutec

P2030434_min

Robótica – Escola Secundária de Ponte de Lima

A robótica surge com naturalidade como complemento no curso de instalações elétricas da escola secundária de Ponte de Lima – Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima. A componente curricular do curso, associada à eletrónica, foi “formatada” para possibilitar aos alunos a importante e necessária abordagem da robótica para que as competências adquiridas possam representar “valor acrescentado”. A dinâmica associada à robótica está presente há mais de uma década e, para além de ser trabalhada permanentemente em contexto de sala de aula, são muitos os exemplos e projetos que consolidam o know-how presente na escola e no curso.

O projeto com maior visibilidade e impacto, que possibilitou a obtenção do 1º lugar no concurso a nível nacional “FABLAB CHALLENGE EDP 2017”, foi o “SUN ROBOT”. O protótipo foi desenvolvido em ambiente FABLAB (FABLAB EDP - Sacavém) pelos alunos Amândio Lamas, Bruno Moreira e Samuel Fernandes, que em resultado da qualidade do projeto e da obtenção do 1º lugar foram recrutados pelo grupo EDP, no qual, exercem atualmente a atividade profissional.

Em 2018, o aluno João Coelho, desenvolveu em contexto de prova de aptidão profissional (PAP | projeto final de curso) e de raiz, um braço robótico. O João recorreu a uma impressora 3D para a fabricação dos elementos constituintes do braço em PLA, tendo posteriormente, desenvolvido a eletrónica e respetiva programação para o funcionamento do protótipo. Acoplou ainda um comando de uma play-station para facilitar o manuseamento do braço. O projeto impressionou os júris da PAP e permitiu ao João obter a classificação máxima.

Durante o ano de 2019, o aluno João Alves, abordou também em contexto de PAP a robótica. O propósito do João passou por realizar a montagem e a programação de um conjunto de robôs. A seleção dos robôs passou por uma análise criteriosa da relação preço/funcionalidade conseguindo, dessa forma, evidenciar as potencialidades da robótica e evidenciar que é acessível a todos, em resultado do baixo custo associado. O trabalho desenvolvido pelo João mereceu destaque na III Feira da Educação, Ciência e Tecnologia de Ponte de Lima, com a apresentação pública dos protótipos.