Passar para o Conteúdo Principal Top

logoedutec

P2030434_min

Clube de Programação e Robótica - Escola Básica António Feijó

O clube de programação e robótica surgiu no ano letivo 2018/2019 e contou com as inscrições de 44 alunos do 2º e 3º ciclo, distribuídos por cinco tempos de 45 minutos de acordo com o horário das turmas.

Tem como principais objetivos proporcionar aos alunos um primeiro contacto com as tecnologias emergentes e por outro lado desenvolver competências transversais preparando-os assim para o trabalho colaborativo e baseado na resolução de problemas e desenvolver dinâmicas que promovam a criatividade e responsabilidade.

Não se trata de uma aula comum, mas sim de um espaço temporal e físico com momentos informais em que os alunos exploram, manuseiem, programam equipamentos tecnológicos – robots, drones, placas eletrónicas, etc…. Neste ano letivo e, uma vez que a escola ainda não dispõe de equipamento para o clube, os alunos fizeram um primeiro contacto com linguagens de programação baseada em blocos, enquadrando-os na “filosofia” intrínseca à programação e capacitando-os para desafios futuros. Neste contexto exploram algumas plataformas online disponíveis para programar, participaram no evento Hour Coude, criaram produtos diversos, jogos e APPs onde aliaram a programação à criatividade. Neste âmbito foi também dinamizado um workshop de robótica onde os alunos tiveram a oportunidade de contactar com robots criados e programados por alunos da EPRALIMA. Estes momentos foram muito benéficos pois despertaram ainda mais os alunos para esta área e no final do ano evidenciaram uma ansiedade muto salutar em manusear equipamento tecnológico. A escola pretende presentear e dar uma resposta a este estado de ansiedade dos alunos o mais breve possível através da aquisição de equipamento diverso que vá de encontro aos objetivos do clube.

Congratula-nos saber que os nossos alunos se sentem motivados e interessados nestas tecnologias emergentes que vão fazer parte, sem qualquer dúvida, do futuro destas gerações.