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Recursos
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Eureka! Vamos programar - 3.º e 4.º Anos
Eureka! Vamos programar - 3.º e 4.º Anos
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E se criássemos um jogo em Scratch?
E se criássemos um jogo em Scratch?
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Scratch
Scratch
Introdução ao Scratch
O Scratch é uma linguagem de programação visual, mas é também uma comunidade online onde se podem criar e partilhar histórias, jogos e animações interativas.Guia de iniciação ao Scratch (inglês - versão 2.0) Ficheiro
Guião para o aluno: Programar é fácil com o Scrarch Ficheiro
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Alice
Alice
Alice é uma linguagem de programação tridimensional na qual se pode criar animações e interações entre personagens e objetos.
Alice: um mundo 3D de animação grátis para o ensino de programação URL - (PDF)
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Hora do Código
Hora do Código
O Website da hora do código possui atividades muito diversificadas e para todas as idades. Estão disponíveis para serem utilizadas durante todo o ano.
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Blockly
Blockly
O Blockly é uma linguagem de programação visual, na qual se arrastam e soltam blocos para escrever código.
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Crunchzilla
Crunchzilla
O Code Monster disponibiliza 58 lições curtas, desde procedimentos básicos, como redimensionar e reposicionar objetos até à criação de animações complexas. É um serviço que os alunos podem usar para aprender a escrever programas em Javascript.
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Puzzlets
Puzzlets
Plataforma criativa para mentes em desenvolvimento. O Puzzlets pode ser utilizado no Tablet, iPad ou Android.
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BitsBox
BitsBox
Uma caixa com dezenas de projetos. Bitsbox executa Apps em qualquer computador, tablet ou telefone, basta ter um servidor de internet.
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Construct 2
Construct 2
O Construct 2 é ótimo para principiantes. Permite criar jogos a duas dimensões para o Windows 8, iOS, Android,HTML5 e plataforma Mac sem necessidade de codificação.
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GameSalad
GameSalad
Aqui aprende o essencial para começar a fazer jogos em apenas 1 hora. O GameSalad é executado no Mac OS X para produzir jogos para o iPhone, que também funciona em Windows.
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The Foos
The Foos
Aprender o ABC da computação.
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CodeCombat
CodeCombat
CodeCombat é um jogo multijogador que ensina os alunos a escrevem código em linguagens de programação reais.
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PENCILCode
PENCILCode
Linguagem de programação que utiliza um editor que permite trabalhar tanto com blocos como com texto.
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Tynker
Tynker
Em cada aula as crianças podem ter acesso a módulos interativos de aprendizagem, minijogos, projetos de codificação e quebra-cabeças.
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Kodable
Kodable
Permite ensinar os conceitos básicos de programação a crianças a partir dos 5 anos.
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Cargo-Bot
Cargo-Bot
Cargo-Bot dispõe de 36 puzzles e ppermite ensinar um robô a mover caixas. Programado totalmente no iPad, pode obtê-lo gratuitamente na App Store.
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SCRATCHjr
SCRATCHjr
ScratchJr está disponível como um aplicativo gratuito para iPads e tablets Android. É uma linguagem de programação de iniciação que permite que as crianças, entre os 5 e os 7 anos, criem as suas próprias histórias e jogos interativos.
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Lightbot
Lightbot
Permite aos alunos aprender conceitos como ciclos de repetição, ciclos com base numa condição, etc. Sem ser necessário escrever código.
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Robot Turtles
Robot Turtles
Robot Turtles é um jogo de tabuleiro que ensina os fundamentos de programação.
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Blockly Games
Blockly Games
Conjunto de jogos educativos que permitem aprender programação.
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HappyCode
HappyCode
Cursos interativos e atividades baseadas em jogos e projetos.
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Recursos e Tecnologias Educativas
Recursos e Tecnologias Educativas
Da responsabilidade da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) do Ministério da Educação, tem como principais objetivos propor modos e modalidades de integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em todos os níveis de educação e de ensino bem como definir orientações para uma utilização pedagógica e didática racional, eficaz e eficiente das infraestruturas, equipamentos e recursos educativos à disposição dos estabelecimentos de ensino e de educação.
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Divulgar Formar Partilhar
Divulgar Formar Partilhar
EduScratch é um projeto que visa promover a utilização educativa do Scratch através do apoio, formação e partilha de experiências na comunidade educativa.
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Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico
A Direção-Geral da Educação (DGE) promove o projeto-piloto “Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico”, um projeto que pretende ser um contributo para o desenvolvimento de capacidades associadas ao pensamento computacional, à literacia digital e fomentar competências transversais ao currículo.
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Programação e Robótica - DGE
Programação e Robótica - DGE
Espaço de partilha (Facebook) de informação sobre Programação e Robótica – DGE.
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Agrupamento de Escolas de Arcozelo
Agrupamento de Escolas de Arcozelo