-
EDUtec
-
Recursos
-
Propostas de Atividades
- 2.º Ciclo
2.º Ciclo
- Propostas de Atividades - 2.º Ciclo
-
A Gramática nas Nuvens
Utilizar nuvens de palavras geradas a partir do Wordle (ou de outros softwares similares) sejam inúmeras, pode-se recorrer a esta ferramenta para trabalhar, de forma dinâmica e divertida, um conjunto de regras e processos gramaticais.
-
Conheça o Gmail
Esta é uma atividade que propõe a criação de uma conta de correio eletrónico de forma rápida e segura no Gmail. O enfoque recairá tanto na aprendizagem dos procedimentos necessários à criação e configuração desta conta, como na criação de oportunidades e espaço para que os utilizadores possam tomar consciência das vantagens e riscos associados ao e-mail.
-
Conheça o seu Avatar
Nesta atividade, os alunos desenvolvem competências de comunicação interpretando personagens, como figuras históricas ou pessoas famosas, num jogo de papéis (role-playing).
-
Ampliar a Memória Coletiva
Nesta atividade, sugere-se que os alunos mobilizem informações provenientes de diferentes fontes para produzirem inferências válidas e pertinentes sobre o passado da sua comunidade local. Recorrendo às ferramentas e funcionalidades presentes no sítio Historypin, os alunos começam por localizar e pesquisar imagens relacionadas com o passado da sua área geográfica.
-
Criar um Storyboard
Neste processo de visualização e planificação, os alunos desenvolvem competências relacionadas com seleção e sequenciação, enquanto preparam o filme que querem fazer.
-
Eu amo a Literatura
Nesta atividade os alunos devem utilizar aplicativos online que favorecem a expressão da criatividade para apresentarem a sua interpretação de um texto que tenham estudado.
-
Crianças do Mundo
Esta atividade proporciona a experiência de contactar com alunos e professores de outros países e, dessa forma, desenvolver o conhecimento sobre os seus usos e costumes.
-
Escrita Rodada
Esta atividade promove a participação dos alunos em projetos de escrita colaborativa, em pequeno grupo ou em rede alargada, utilizando dispositivos digitais adequados para comunicação e partilha de ideias.
-
Meta-busca Consciente
Nesta atividade desafia-se os alunos a utilizarem um meta-motor de pesquisa (Dogpile ou similar) para descobrirem tradições singulares do nosso país, pesquisando de forma consciente e crítica os conteúdos disponibilizados na Internet.
-
Luz e Sombras
Nesta atividade propõem-se a exploração dos fenómenos da luz e da sombra através da realização de experiências com alguns materiais e objetos de uso corrente.