Passar para o Conteúdo Principal Top

logoedutec

P2030434_min

Programação e Robótica no Ensino Básico – Probótica - Agrupamento de Escolas de Freixo

A iniciativa da ERTE designada “Programação e Robótica no Ensino Básico – Probótica” decorre da implementação do projeto-piloto “Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico” promovido entre 2015 e 2017. Esta iniciativa foi implementada com o principal objetivo de desenvolver competências-chave transversais ao currículo, em paralelo com o desenvolvimento da literacia digital, pensamento computacional, algoritmia e programação.

Desde 2015, o AE Freixo implementou este projeto no 1.º Ciclo, dando continuidade a uma visão de integração das TIC e do ensino da programação e robótica nas idades mais jovens. Assim, depois de uma breve introdução às TIC, os alunos do 3.º e 4.º ano, em Oferta Complementar “Iniciação à Programação”, desenvolveram o pensamento computacional, através de um primeiro contacto com a programação dos robots Bluebot e, mais tarde, com conceitos abstratos de algoritmia e programação em ambiente de programação por blocos, o Scratch e a plataforma Blanc. Desenvolveram projetos interdisciplinares na área da Matemática (ex: “Scratchmatik” - cálculo mental) e Estudo do Meio (ex.: Fases da Lua e História de Portugal), estando envolvidos em pequenos concursos de programação internos, de forma a promover a colaboração e a competitividade saudável entre pares.

Passagem para o 2º Ciclo

Em 2017, com o Projeto Piloto de Inovação Pedagógica, esta iniciativa foi alargada ao 2.º ciclo num contexto interdisciplinar das Atividades Integradoras, privilegiando a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos. Os alunos do 5.º ano desenvolveram conceitos mais complexos da programação através do Scratch, criando produtos de software próprios no âmbito das Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal, Matemática, Artes, entre outros: jogos de perguntas, labirintos, animação de histórias, simulação de problemas matemáticos e geometria. No 6.º ano, os alunos realizaram projetos próprios de programação com objetos tangíveis como o Makey Makey, o Micro:bit e o mBot. Através do Makey Makey desenharam objetos e instrumentos musicais interativos em lápis de carvão, com o Microbit construíram termómetros, pedómetros e projetos de comunicação rádio, analisando os valores da temperatura, do acelerómetro e estabelecendo comunicação bluetooth entre microbits.

Com o mBot compreenderam a constituição básica de um robot autónomo e programaram-no de forma a que se movimentasse em diferentes direções, evitando obstáculos e em seguimento de linha, dando início aos conceitos de robótica a serem aprofundados no 3.º ciclo nas disciplinas de Mecanismos e Robótica e de TIC. Por fim, foi introduzida a linguagem de programação textual Python, através da plataforma Trinket, explorando conceitos de movimento e geometria baseados nos conceitos da linguagem Logo.