Passar para o Conteúdo Principal Top

P2030434_min

A ESPL compete no F1 in Schools e representa Portugal no Campeonato Mundial

24 Maio 2021

O Departamento de Mecânica da Escola Secundária de Ponte de Lima, que ministra o Curso Profissional Técnico de Manutenção Industrial variante Eletromecânica, foi convidado pela Engineering In Motion Innovative Educational Projects, sediada no Reino Unido, a formar uma equipa de alunos do referido curso para representarem PORTUGAL no CAMPEONATO DO MUNDO F1 IN SCHOOLS de 2020, que por razões pandémicas, se realizará virtualmente entre 4 e 8 do próximo mês de junho.

Este convite advém do facto de os nossos alunos terem representado PORTUGAL por quatro vezes no Campeonato do Mundo de 4x4 in Schools, por se terem sagrado Campeões Nacionais. Nesses quatro anos de representação internacional alcançaram dois terceiros lugares (2016 e 2019) e o título de Campeões de Mundo 2017 em Abu Dhabi. Infelizmente o Projeto Pedagógico 4x4 in Schools, que tinha como seu patrocinador principal a Land Rover Jaguar do Reino Unido, terminou por razões financeiras da referida empresa. No entanto, a qualidade dos projetos pedagógicos apresentados pelos nossos alunos foram sempre consideramos de muita qualidade, e muito nos orgulha vermos todo este trabalho reconhecido com este convite por uma das maiores instituições de projetos educacionais de todo o Mundo.

O F1 in Schools é um concurso pedagógico de cariz internacional e multidisciplinar, onde equipas de jovens entre os 13 e 19 anos de várias áreas disciplinares competem entre si. Estes alunos podem criar uma equipa de 3-6 elementos e são desafiados a construir um carro de Fórmula 1 em miniatura, de acordo com regulamentos específicos, tendo também em conta fatores de sucesso de uma empresa de base tecnológica (tecnologias, produção, comunicação, gestão, marketing e empreendedorismo).

Em cada país estão previstas 2 Provas de Apuramento – Finais Regionais nas áreas influência dos Centros Tecnológicos, de forma a selecionar as equipas que competirão na Final Nacional anual - e uma Final Nacional. A equipa vencedora representará Portugal na Final Mundial, em local a designar pela Fundação Engineering in Montion, que é a entidade internacional gestora deste desafio.

O evento das Finais Mundiais é uma competição pedagógica de cariz mundial, administrado pela F1 in Schools™ e realiza-se ao longo de vários dias com diversas atividades de competição de cariz pedagógico e outras de cariz cultural. O evento visa proporcionar a todos os participantes uma experiência de desenvolvimento educacional e pessoal com alunos de diversas instituições de educação de todo o mundo. A competição visa determinar os campeões mundiais de F1 in Schools de acordo com os regulamentos técnicos e de competição definidos.

Por último, este projeto pretende encorajar os alunos a desenvolver parcerias com instituições educativos, com organismos de diversas áreas empresariais e industriais no intuito de aprender com esses parceiros questões relativas à estruturação, organização e desenvolvimento de um projeto, bem como, de aceder ao mundo do trabalho de um modo mais real e concreto. Todos os portefólios e todos os momentos de prova têm que ser realizados na língua inglesa, pelo que os alunos têm que estar preparados para defender o seu projeto utilizando terminologia técnica e específica de uma forma muito clara e precisa.

A escola vai ser representada nos campeonatos nacionais 2021 de F1 in Schools por três equipas: K-STORM constituída por seis alunos do 10.º ano do Curso Profissional Técnico de Manutenção Industrial variante Eletromecânica, K-WINGS constituída por seis alunos do 11.º ano do Curso Profissional Técnico de Manutenção Industrial variante Eletromecânica e, por último, os ROCKET equipa constituída por cinco alunos do 11.º ano do Curso Profissional Técnico de Manutenção Industrial variante Eletromecânica. A equipa ROCKET foi, ainda, convidada pela ENGINEERING IN MOTION INNOVATIVE EDUCATIONAL PROJECTS sediada no Reino Unido, para representar PORTUGAL no CAMPEONATO DO MUNDO 2020 de F1 IN SCHOOLS que por razões pandémicas, só se realizará entre 4 a 8 do próximo mês de junho.

Apoiem as equipas e sigam-nas nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter!